Alvares de Azevedo




Um doce para quem adivinhar
onde estive a tarde toda
outro doce para quem contar um pouco da história do lugar
mais doces para quem passou alguns anos por lá

Quem?

Uma pista:

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 
NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO

(Autos arquivados na Torre do Tombo, Armário 5)

“Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, 
de idade de sessenta e dois anos, 
será degredado de duas ordens e arrastado pelas 
ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado 
o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos 
em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido 
e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de 
ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo 
delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; 
de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres 
trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas 
teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas 
teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com 
uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, 
da própria mãe teve dois filhos

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos 
e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, 
tendo concebido em cinquenta e três mulheres”.

E agora vem o melhor:

“El-Rei D. João II perdoou-lhe a morte e mandou-o 
pôr em liberdade aos dezassete dias do mês 
de Março de 1487, com o fundamento de ajudar 
a povoar aquela região da Beira Alta, tão 
despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo 
esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo”.


- Museu do Ipiranga?

- Errou

- Igreja

-  Continuam chutando e errando

- Museu do passo

- Museu da arte sacra?!

- Pinacoteca

- Os dois erraram



- Edson  a Ivete errar ainda vá lá
Mas você que mora aqui em SP?

-  Fala logo!

- Chutem mais
eu vou postar outras fotos onde vocês  irão matar a charada

- Quer dizer que posso errar?

-  Não poderia
Mas pode por morar em outro estado
É um dos meus lugares preferidos


 - Não sei onde esteve, mas eu gostei

- Quando vir pra SP, combine comigo
que te levo para lugares que os próprios moradores 
passam em frente todo dia
e  nem sabem como são lindos por dentro


- Vou postar novas fotos
vamos ver se agora descobrem
conheço gente que mora três quarteirões 
da casa das rosas e nunca entraram lá




- Tenho uma amiga que mora anos em uma travessa 
da Brigadeiro 

e só veio a conhecer o sorvete de Iogurte do Sesc e o 14 andar
da Paulista depois que eu a levei lá




- Pelo visto vou ter que postar novas dicas

Vocês chutaram chutaram e sempre na trave



- Fiquem ai que vou lá buscar mais




Foi por aqui que passei por volta das 15hs



iria fazer o passeio da minha vida (Um dos)



Ficar algumas horas sentindo cheiro de silêncio



cheiro de pensamentos


Quando entrei no elevador um jovem de paleto 


carregando um livro entrou junto



E eu perguntei a ele


- É aqui que estão todos aqueles jovens conhecidos 


como nerd ou algo assim



e que fazem o vestibular mais concorrido do país?



Ele riu e disse que sim



Eu suspirei e disse:



- É aqui que eu quero morar



Ele riu



Mataram a charada?

Abaixo mais dicas


- Edson, Ivete, cadê vocês?????????????

- Auiiiiiiiiiiiiiiiiiii


- E ai descobriu?

- Dentro da praça da sé catedral?
 Catedral?


- Eu não te aguento
com tanta dica...
vê se eu tenho cara de tirar fotos de idolatria?


- Passei em frente da catedral
Somente

- E esse cardeal ai é o que?



- Ah,  isso é coisa para pesquisar
mas deve ser um professor
antigamente os professores eram eles
lembra de Anchieta?



- Sim


- Sim o quê?

Quero saber:

Onde estive?


- Você vai ou não me tirar dessa gastura?



- Se eu fosse menos burro diria que é a Faculdade 
de Direito do Largo são Francisco, 
faz muitos anos que não passo por la, mas fiquei 
muito interessado nesse processo e o curioso epilogo. 
[Desculpe a intromissão.]


-  Armando, você  ganhou todos os doces
 mande seu endereço in box que envio via correio



-  POXA!!!

- Devia ter observado melhor

no prédio o nome da faculdade

e nas ruas a placa, largo São Francisco



- Vou dormir triste e sem doces 

MELECAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

- Sim
Em compensação  sonharas
com  Miguel Reale


-  Quero deixar aqui meu protesto
por conta de estar vivendo muito tempo 
longe de São Paulo
você me distraído com fotos que 
não tinham ligação direta com o fato.



                   Em 12 e Setembro de 1831, nascia em São 


Paulo, Manuel Antônio Álvares de Azevedo. 

Filho de 



Inácio Manuel Álvares de Azevedo e Maria Luiza Mota 



Azevedo, o poeta, 

contista e ensaísta 

Álvares de Azevedo, 



teria nascido na sala da biblioteca 



da Faculdade de Direito de São Paulo; 

porém, foi 



constatado que o nascimento 

se deu na casa do avô 



paterno, Severo Mota 




............

O tempo alegre corria

Da infância nos anos meus;

O céu azul me sorria;

Que esperança, oh meu Deus!

ia uma verde campina,

Nele uma flor peregrina;

Tinha uma crença querida,

sonhava glórias brilhantes,

No porvir da minha vida.

                        



                                               Márcia Mesquita
     











Comentários

Anônimo disse…
belas fotos, bela mulher/poeta

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade