Monte Verde com Anita Bortz




Anita Bortz

Quando conheci D. Anita, ela morava atrás do Banco Bradesco
Fazia apfelstrudel, licor, geleias.... Uma senhora bem ativa
Ontem passando na rua, uma outra rua onde ela foi morar há vinte anos atrás
Depois de ter sido despejada da casa atrás do Banco Bradesco...
Isso é uma outra história
Fiquei algum tempo na cerca pensando: chamo ou não chamo?
Nem precisei, ela apareceu na porta com seu andador
Mandou que eu entrasse
Ainda não sabia se queria
No fundo não queria
Quem quer compartilhar a tristeza e as lembranças de uma pessoa?
Ninguém
No Facebook me parece que todo mundo
Quero ver pessoalmente!
Pensam que eu nasci ontem?
Bom, ela veio ate o portão em seu andador, e eu deixei
Fiquei olhando, dizendo a mim mesma
É bom que ela ande
Andar faz bem
Quem sou eu para pensar isso?
Era isso que eu pensava
Ela veio em dificuldade abriu o portão e pediu que eu entrasse
Disse a ela que lembrava dela há vinte anos atrás, na casa atrás do banco
E que eu estava passando e lembrei dela
Perguntei se eu podia fazer algo por ela, talvez descascar as maçãs
Lavar a louça ou qualquer coisa
Ela disse que não, pediu que eu sentasse, e que iríamos conversar
Me contou que era nascida em Ponte Nova, que tem irmãos tão velhos e doentes quanto ela
Falou da irmã vitima do câncer de mama
Falou por meia hora, ou mais, tive que cortar e dizer que precisava ir
Mesmo diante da insistência dela para que ficasse um pouco mais
A minha impotência me incomoda um bocado
E eu tinha que sair de dentro desse sentimento
Assim, me despedi e segui pensando... nos pedidos daquela senhora...
Dona Anita precisa tirar aquela velha Brasilia incendiada por vândalos que se encontra debaixo da sua janela
Dona Anita precisa de um banco em seu jardim para que possa sentar em dias de sol
Sentir o sol em seus ossos nas manhãs ensolaradas
D. Anita precisa de tanta coisa
Assim como todos nós
Uns precisam de ajuda e outros de ajudar





- Como se chamava seu pai D. Anita?
- Moises, e meu avô Natan e minhas irmãs Sara, Ana, Elsa, Ana, Boris, José... éramos nove irmãos
- Por que a senhora perdeu suas terras?
- A família foi vendendo
- Mas por que a senhora deixou?
- Tem irmãos que dão muito trabalho, tem irmãos que prejudicam mesmo a gente...
- Mas por que a senhora não gritou, não disse não?
- Deus não quis, a vontade de Deus não é a mesma da gente
- Mas, quando a gente quer a gente muda a situação
- Quando a gente é sozinha é muito difícil, perde se a força quando não encontramos alguém que nos dê a mão - Finalizou D. Anita



Seu pai era russo judeu
Éle adotou o nome alemão, para fugir do comunismo que estava florescendo 
E a Russia e a Alemanha viviam em paz

Por volta de 1917, seu pai deixou a Rússia juntamente com um irmão
E seguiram com destino ao Brasil
Seu irmão veio para conhecer e mais tarde voltaria para buscar a família
Quando retornou, foi preso e enviado para a Sibéria
Nunca mais foi visto por ninguém da família
Seu pai sempre desejou retornar para procurar o irmão
Mas um irmã dizia: Estamos muito velhos para receber grandes emoções e fica quieto ai, você é fugitivo
E assim nunca mais saiu do Brasil
Casou com uma brasileira 
Eram muito diferentes, seu pai muito instruído, lia a Bíblia no hebraico
Ela muito simples, sem estudo, muito trabalhadeira, plantava como ninguém
Colocava um matinho ali e logo nascia uma flor,
ficaram casados ate o fim de suas vidas
O pai foi perseguido no Brasil, na época da revolução de 1932
Por isso,
Nunca permitiu que os filhos aprendessem o russo 
O pai virou brasileiro, naturalizou-se logo e conviveu muito bem com os brasileiros
Dona Anita é caipira, nasceu ali atrás da serra, em Ponte Nova
Essas terras ali - disse apontando - A floresta negra, eram tudo do seu avô, era parte da herança de sua mãe
E hoje ela não tem um pinheiro
- A senhora não casou? - perguntei
- Não quiseram casar comigo - Respondeu

.............................................................................................................................

Dona Anita morreu em 2015 e esta enterrada no cemitério de Camanducaia e não precisa de mais nada. Sua casa que foi emprestada por pessoas caridosas  hoje esta abandonada, fica depois da banco Bradesco, seguindo para a vila operária é a primeira rua a esquerda.


Marcia Mesquita 



Hoje dia 30.12.2018 - Carapicuiba/SP





Comentários

Unknown disse…
Olá, eu cuidava dela . Que saudades sinto da minha Ninita, Annita" Garibalda" kk chamava assim . Ela está enterrada em Camanducaia . Partiu em 2015 .

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade