Tia Nata



Trouxe tia Nata em meus pensamentos na ultima viagem que fiz
Estava dentro do meu tablet, 

o mesmo que resgatei em duras penas esta manhã.
depois conto esse fato para cada um de vocês)
Agora tenho aqui comigo tia Nata, 
aliás você esta comigo desde aquele momento em que apertei a campainha e você veio com seu marido sr Arnis, conhecido como Renato.
Apertei sua mão, tao fria,
Disse - Que mãos frias! - Foi aí que ouvi seu esposo
- Ela esta com Alzheimer
E eu pensei é assim que minhas maos ficam quando estou em perigo. Voce esta em perigo também Nata. Não pergunto, afirmo.
São da Letônia. Moram há cinquenta anos na vila, vieram em lua de mel, depois compraram o terreno do senhor Werner... as fotos em preto e branco mostram a jovem Donatila, tia Nata, como é conhecida, nas ruas do antigo vilarejo
O senhor Arnis começou a contar os fatos, enquanto Donatila andava de uma lado para o outro. Então, ele disse que ha três anos ela entrou nesse mundo onírico em que esta presa. Eu percebo a aflição que sente em raros momentos, e é essa aflição que me acompanhou no resto do dia e inicio de noite
Donatila, tão vaidosa, tão linda em um passado recente e agora em processo de degeneração


Senhor Arnis me levou ate o fundo do terreno e mostrou o pé de kiwi
Três pés fêmeas e um macho



Conversavamos enquanto olhava a figura de tia Nata andando de um lado para outro
Nesse momento 



A unica coisa que me vinha a mente era a pesquisa interrompida do dr Oliver Sacks e nenhum outro pesquisador sério sobre esse mal
Quando fui embora no portão ela teve um estalo de lucidez e disse
- Não vai
Foi um momento triste


Lai


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade