Coisas que vejo...

 

              O olhar indiferente é um perpétuo adeus.

Fui ver o por do sol no mar. Cansei do por do sol dourado de todo dia em cima de Downtown - Aquele que vi ontem com a chaminé da Brewery e a lua de dia - e quero ver o original, o que cai na agua. Manhattan Beach é chique, arrumada, calçadão largo, píer bonito para foto. O sol cai bem atrás do píer. Mais gente bonita, mais silencio. Parece filme da Ava Gardner. Hermosa Beach é mais bagunçada, mais viva, mais bar, musica, gente descalça com prancha na rua. O sol cai no meio da gritaria. As duas ficam lado a lado. Da para caminhar entre uma e outra no mesmo por do sol. Hoje o sol se põe umas 7:35pm. Estou na 105 na altura de El segundo. a 10 minutos da areia. A 105 West acaba mesmo em El segundo. Ela vira a Imperial Highway.  Pego a saida Sepulveda Blvd / CA-1 south. Desci a Sepulveda virei a esquerda na Manhattan Beach Blvd - indo direto para o Pier de Manhattan Beach. Paro o carro e respiro. Sai da Atlantic Boulevard, do memorial do Raul Vasquez Gama, dos gatos de ferro que enferruja, da lua de dia em cima da Brewery - e agora vou ver o mesmo sol cair no Pacifico. Mesmo sol. Outra coisa que de tão vista ninguém mais vê. 

👇

I went to watch the sunset by the sea. I’d grown tired of the everyday golden sunset over Downtown—the one I saw yesterday, framed by the Brewery’s smokestack and the daytime moon—and I wanted to see the original: the one that sinks into the water. Manhattan Beach is chic and polished, with a wide boardwalk and a pier that’s perfect for photos. The sun sets right behind the pier. There are more beautiful people here, and it’s quieter. It feels like an Ava Gardner movie. Hermosa Beach is messier and livelier—full of bars, music, and barefoot people carrying surfboards in the street. The sun sets amidst the clamor. The two towns sit side by side; you can walk from one to the other while watching the same sunset. Today, the sun sets around 7:35 PM. I’m on the 105, near El Segundo—just ten minutes from the sand. The 105 West actually ends in El Segundo, turning into Imperial Highway. I take the exit for Sepulveda Blvd / CA-1 South. I head down Sepulveda and turn left onto Manhattan Beach Blvd, heading straight for the Manhattan Beach Pier. I park the car and take a breath. I’ve left behind Atlantic Boulevard, the Raul Vasquez Gama memorial, the rusting iron cats, and the daytime moon over the Brewery—and now I’m going to watch that same sun sink into the Pacific. The very same sun. Another thing so commonly seen that no one really looks at it anymore.

Uma coisa que chamou minha atenção na estrada foi a linha de metro dentro dela. Do lado do motorista. Moro há dois anos aqui e nunca fiz essa viagem de metro que corre no meio da 105, isso para mim é um fracasso. Dois anos aqui perdendo tanta coisa. A linha C, a verde. Ela esta ali desde 1995, correndo no canteiro central da freeway que  eu uso todo dia. De tão vista ninguém vê. Como os gatos na Brewery. Dois anos perdendo tanta coisa e só vendo gatos, esculturas enferrujadas e cactos em vaso. Mas  é só isso que Ava Wilde tem de mais precioso em seu quarteirão. Os gatos são os donos da Brewery. As esculturas enferrujadas nao somente de James Hill, mas de vários artistas da colônia que vivem de solda, como o Bruce Gray, o cara que faz objetos gigantes de metal desde 1989 - são o jeito que os artistas deixam marcas sem pedir licença. E os cactos em vasos são jardins de quem nao tem chão.  Pensando bem eu nao perdi. Eu estava guardando para ver isso. Porque para ver isso, eu precisava estar cansada do por do sol de todo dia, precisava estar na freeway as 7 da noite indo para Manhattan Beach, precisava ter parado para ler o nome de um detetive que quase ninguém leu no Memorial Day na estrada. Eu nao perdi, eu estou colecionando.

👇

One thing that caught my eye on the road was the metro line running along it—right on the driver's side. I’ve lived here for two years and never taken that metro ride that runs down the middle of the 105; to me, that feels like a failure. Two years here, missing out on so much. The C Line—the Green Line. It’s been there since 1995, running along the median of the freeway I use every day. It’s so visible that no one sees it. Like the cats at the Brewery. Two years of missing things, seeing nothing but cats, rusty sculptures, and potted cacti. But that’s all Ava Wilde has that’s truly precious on her block. The cats own the Brewery. The rusty sculptures—not just James Hill’s, but those by various artists in the colony who work with welding, like Bruce Gray (the guy who’s been making giant metal objects since 1989)—are the artists' way of leaving their mark without asking for permission. And the potted cacti are gardens for those who don't have any ground of their own. Come to think of it, I didn't miss out. I was saving this moment for later. Because to see this, I needed to be tired of the everyday sunset; I needed to be on the freeway at 7 p.m., heading to Manhattan Beach; I needed to have stopped to read the name of a detective—one hardly anyone else noticed—on the road during Memorial Day. I didn't miss out; I’m collecting experiences.

Saio do Atlantic Boulevard do Raul Vasquez Gama, o detetive morto em um acidente de carro ocasionado por um motorista bêbado.  Passei pela Charles Drew, pela linha verde do metro que eu nunca tinha visto, pela lua de dia - e fui parar em Manhattan, na areia da praia, dançando. Hermosa esta atrás e, mais atrás ainda esta Palos Verdes e eu no meio fazendo o meu bale de quem cansou do por do sol de todo dia e fui buscar outro. Dois anos vendo palmeiras, gatos, cachorros passeando com seus donos, cactos em vasos e escultura enferrujada, e agora estou aqui: o próprio monumento. 

👇

Saio do Atlantic Boulevard do Raul Vasquez Gama, o detetive morto em um acidente de carro ocasionado por um motorista bêbado.  Passei pela Charles Drew, pela linha verde do metro que eu nunca tinha visto, pela lua de dia - e fui parar em Manhattan, na areia da praia, dançando. Hermosa esta atrás e, mais atrás ainda esta Palos Verdes e eu no meio fazendo o meu bale de quem cansou do por do sol de todo dia e fui buscar outro. Dois anos vendo palmeiras, gatos, cachorros passeando com seus donos, cactos em vasos e escultura enferrujada, e agora estou aqui: o próprio monumento. 

Olha eu ai de braços abertos no Pacifico. Sai da Atlantic Boulevard, passei pelo Memorial Day do Raul Vasquez Gama, passei pela Charles Drew, pela linha verde do metro que nunca tinha visto, pela lua de dia - e fui parar ai, descalça na areia de Manhattan Beach, dançando. 

👇

There I am, arms wide open by the Pacific. I left Atlantic Boulevard, passed the Raul Vasquez Gama Memorial Day site, went by Charles Drew and the Green Line metro—which I’d ​​never seen before—and spotted the moon in broad daylight... and wound up right there, barefoot in the sand at Manhattan Beach, dancing.

O que essas pessoas tanto olham no seu IPhone? o que esta acontecendo fora do mundo real? O que faz essas pessoas olharem para uma tela preta todos concentrados enquanto o por do sol mais lindo do ano esta acontecendo atrás deles? Fui a única que filmou a lua de dia, o sol caindo no pier, a menina de vestido cor de rosa, o cachorro peludo, a bicicleta amarela na casinha do salva vidas. Eu estava olhando para cima. Eles para baixo, Vi o que de tão visto ninguém mais vê. 
👇

What are those people staring at so intently on their iPhones? What is happening outside the real world? What makes them gaze, fully absorbed, at a black screen while the most beautiful sunset of the year unfolds right behind them? I was the only one who filmed the moon in daylight, the sun sinking by the pier, the girl in the pink dress, the shaggy dog, the yellow bicycle by the lifeguard tower. I was looking up; they were looking down. I saw what—because it is seen so often—no one else notices anymore.


Em todos os olhares a lua se fez presente

The moon made its presence felt in every gaze.




Depois, quando o sol caiu no oceano, sai de Manhattan Beach com aquele por do sol laranja na cara e cai direto na realidade de Los Angeles: na 110, Harbor Freeway, na Express Lane, na altura do 105. A placa laranja piscando "ROAD WORK 45 MPH" que pego quando saio do corredor da 105 para 110 Norte. As torres de transmissão do lado esquerdo, o ônibus laranja do metro na minha frente, o 3873 da linha 51 - ele faz Downtown - Compton pela Avalon, ele sempre pega essa 110. e lá embaixo o transito do outro lado da pista, com a luz da Downtown no fundo acesa. Estou voltando para Brewery do mar cinzento. E a minha lua de dia que me acompanhou o dia inteiro, agora virou lua de noite. Já estou chegando.

👇

Then, as the sun dipped into the ocean, I left Manhattan Beach with that orange sunset in my face and dropped straight into the reality of Los Angeles: the 110—the Harbor Freeway—in the Express Lane, right around the 105 interchange. There’s the flashing orange sign reading "ROAD WORK 45 MPH" that I hit when merging from the 105 connector onto the 110 North. Transmission towers on the left, the orange Metro bus ahead of me—number 3873 on the 51 line; it runs from Downtown to Compton via Avalon and always takes the 110. And down below, traffic moving in the opposite direction, with the lights of Downtown glowing in the background. I’m heading back to the Brewery from the gray ocean. And the daytime moon that kept me company all day long has now turned into a nighttime moon. I’m almost there.


MarciaMesquita
MarciaPayne
MarciaLailin em meus heterônimos e por fim porque o Zap Zap quis

AvaWilde em Los Angeles California  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças" - Movie summary - "Seven-headed Beast"

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá - Broomstick Clown

Sem meias palavras – Lau Siqueira