Todos os milagres da Bíblia - Diluvio


A terrível catástrofe que atinge os antediluvianos é um trágico lembrete do que pode acontecer quando Deus libera os poderes da natureza, que ele mesmo criou. Embora os teólogos de mentalidade liberal considerem o relato do dilúvio um mito ou uma fábula, os verdadeiros cristãos não têm dúvidas quanto à sua realidade. Sir Leonard Woolley e Dr. Langdon, que desacreditavam o registro de Genesis do Diluvio, saíram e escavaram nas regiões de Ur em 1927 e encontraram evidencias tão inconfundíveis do Diluvio que em março de 1929, escreveram ao London Times: "Éramos relutantes em acreditar que havíamos obtido a confirmação do dilúvio de Gênesis, mas não há dúvida sobre isso agora".

Sir Charles Leonard Woolley (17 de abril de 1880 – 20 de fevereiro de 1960) foi um arqueólogo britânico mais conhecido por suas escavações em Ur , na Mesopotâmia . Ele é reconhecido como um dos primeiros arqueólogos "modernos" que escavaram de forma metódica, mantendo registros cuidadosos e usando-os para reconstruir a vida e a história antiga.

Em qualquer situação é preciso ser útil, e é assim que eu me sinto, util. É assim que sempre desejei ser de alguma forma, mesmo não sabendo como, desde criança, e por não ter sido direcionada e depois quando poderei ter sido capaz, fui encontrando formas de ser na medida do possível e no impossível fui aprendendo a não ser. Não espere tanto das pessoas. Fique feliz por estar vivo sob quaisquer circunstâncias.

O alojamento de milhares de pássaros, feras e coisas rastejantes na Arca que Deus projetou e ordenou a Noé construir, e o terrível dilúvio destruindo tudo o que tinha vida fora da arca, destaca-se como um dos milagres mais impressionantes da Bíblia. Há as previsões do dilúvio feitas por Deus mais de 120 anos antes de sua ocorrência; a fase profética do dilúvio dada por Cristo em seu discurso das Oliveiras; a necessidade do dilúvio por causa da corrupção e da violência universais; a extensão da sua cobertura e destruição; o tamanho, forma e ocupantes da arca; e o nobre exemplo, paciência e o altar de Noé. Embora as causas físicas do dilúvio sejam claramente declaradas, por trás das torrentes de água que trazem uma destruição tão terrível, há a ação direta daquele que é falado de nós como o pai da chuva (Jó 5:10; 38:28) Foi ele quem desobstruiu o volume de água de baixo e de cima. “Sua mão traçou a linha da costa e deu aos oceanos seus limites e seu poder se estende sobre todas as águas que estão sobre a terra, bem como sobre as nuvens acima". O poder de Deus sobre todos os mares, rios, nascentes e riachos é claramente ensinado nas Escrituras (Salmos 104:10; 107:22, 35; Jó 12:15; Genesis 7:11)


Para quem é uma apaixonada até mesmo pelas folhas secas que caem no outono, imaginar Deus tendo que tomar uma decisão tão drástica como essa, me deixa realmente triste, principalmente agora que reviso melhor, com outros olhos, os meus, e não de um que recebeu treinamento para "angariar" fieis trazendo-os para a sua comunidade. Consigo entender do meu ponto de vista humano, o que teve que acontecer, e ao juntar os estudos de outros principalmente sobre o diluvio e sobre a extinção de animais descobertos em geleiras séculos e séculos depois, incluindo o afastamento dos continentes e os mares, transformando a terra em planeta água como a musica de Guilherme Arantes. Realmente, tivemos uma segunda chance, mas isso fazia parte da promessa em Genesis 3:15, em seu julgamento, onde não passou a mão na cabeça de ninguém, sua lei foi perfeita, não havia suborno no meio e muito menos membros do crime organizado dando as cartas e advogados corruptos em seus habeas corpus. A violência e a pouca vergonha tinha chegado em um ponto abominável, igual aos nossos dias, sim Senhor, teve razão de chegar aonde chegastes. Faço parte de uma geração sobrevivente, pois descendemos dessa geração pós diluviana, pelas profecias espera-se uma outra destruição, agora bem maior em escala, a terra não precisara mais começar do nada, ou será preciso? Não gosto de fazer muitas perguntas, pois sei que as respostas somente Deus sabe, o que ouvirei serão especulações, opiniões, nem as visões e profecias dadas a Daniel em Babilônia e João na ilha de Patmos não foram dadas a eles com um esclarecimento final, assim como Noé recebeu as suas orientações, em detalhes de como seria, assim bem mais fácil. Por mim tudo bem, não questiono sua justiça conhecida por mim pela historia, e tendo por base uma parcela ínfima que pessoas imperfeitas aplicam em seu dia a dia. Não consigo dizer quantas vezes me voltei ao Criador pedindo sua ajuda. O salmos 104:13 diz algo que soa a mim como um poema de verdade e gratidão: "A terra se farta dos frutos da suas obras"


Estou fazendo a tradução do livro do Dr. Herbert Lockyer diretamente do inglês e vou tentando gravar as palavras para que elas não se percam em minha mente nebulosa, embora eu não saiba se isso irá ajudar de alguma forma pois sei que só irei lembrar se voltar a elas todo santo dia. Se não for assim elas se tornarão uma novidade para mim, assim como são hoje meus diários quando os abro para ver o que se passava por mim no ano de 2019, ou no ano de 1999, ano da morte de minha mãe. Agora por exemplo encontro palavras que acho dignas de serem anotadas como clouds e wickedness que significam nuvens e maldade ou iniquidade conforme o google traduziu por duas vezes,  significando sinônimos. Meus cadernos já estão tão bagunçados, horrivelmente bagunçados, alias sempre foram, somente eu para entender o que parece sem pé sem cabeça, o que talvez facilita caso eu os perca.  Estava eu até semana passada em um grupo de aprendizado de inglês, aula presencial, poderia ser um achado se eu não me sentisse tão deslocada dos componentes do grupo, só me identificando com a professora e mesmo assim nem sempre. Não posso sentir que fracassei. Não posso ter a mesma opinião, mesmo que eu algum momento penso que vou ter, daquele senhor que nunca esqueço. Foi em uma manhã, eu tinha acabado de sair da aula era por volta das 12 horas e resolvi fazer minha caminhada ate a lake ave, uns 8km ou milhas entre a ida e volta daria uns 16km. Estava na esquina de uma rua, em um cruzamento quando a minha direita vi um terreno com vários carros e pensei que iria acontecer um evento ao publico ali, como muitos por aqui. Vi um senhor já de certa idade, com um roupa que parecia ser de um vigia como essas usadas pelos vigias em Portugal. Perguntei a ele o que aconteceria ali, ele ao explicar percebi que falava espanhol, e eu entendia tudo o que ele dizia e assim fui perguntando coisas e ele perguntando a mim. Já estávamos contando coisas sobre nós. Ele é um mexicano morando há 40 anos na América, e nunca aprendeu o inglês porque tem ódio da língua. Eu me coloquei no lugar dele e imaginei muitos motivos que aquele homem encontrou para ter ódio de um língua, embora não ter aprendido não foi essencial para aquele homem trabalhar. Pois ele estava ali trabalhando.  Até hoje quando penso fico chocado pois isso pode acontecer comigo, embora não tenho muita fé que existem 40 anos de lambuja (vantagem) para minha existência. Tenho que fazer desse momento onde encontro uma encruzilhada o que fiz em muitos momentos de minha vida: uma limonada.


Foi assim quando ele puniu a iniquidade da terra por meio do poderoso dilúvio. Ele quebrou as fontes do abismo, o que significa que, por meio de alguma mudança rápida, as águas que ele havia limitado na criação foram liberadas para cumprir seu propósito. Ao mesmo tempo, as nuvens despejavam suas extraordinárias torrentes de chuva, como se as comportas superiores fossem abertas para receber o oceano que abria caminho através dos abismos da terra. Foi assim como? - Pergunto - Ele fez uma limonada? Não ele fez um eartquake (um tremor) tipo um milkshake. Vastos deslocamentos de água produzem efeitos terríveis. Halley chama a atenção para o fato de que “o mapa da região montanhosa da Armênia é quase como a coroa de um vasto sistema de ilhas cercado pelos mares Cáspio, Negro, Mediterrâneo e Arábico e pelo oceano Índico. Uma subsidência* cataclísmica da região faria com que as águas viessem de todos esses mares, que do Oceano Índico levavam a arca rapidamente para o norte". Já que os mares são dele, porque ele os fez, eles obedeceram ao seu comando
*O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno. 
Sim os mares são Dele, vieram a existência por meio Dele, mas eu não entendi nada sobre esse processo de subsistência preciso que alguém desenhe para mim. Eu precisaria entender de geologia, geografia, topografia e o pior, matemática para que nada de errado. 
Quanto à destruição que a inundação causou, toda a raça - calculada em mais de 1.000.000 pessoas vivas naquela época - morreu. Apenas quatro homens e quatro mulheres foram poupados porque não seguiram a grande deriva do pecado. Depois de mais de 1.600 anos de história humana, a raça era moralmente tão corrupta que não estava apta para viver. O fato horrível do dilúvio é que as leis da natureza são estruturadas de tal forma que emitem presságios ruidosos e às vezes terríveis contra as violações da misericórdia divina e contra as leis que são a expressão do governo moral de Deus. Destruir toda a raça humana, com exceção de oito almas, foi de fato uma decisão terrível, mas embora o julgamento tenha sido tão devastador, foi estritamente justo. Como juiz de toda a terra, Deus é sempre justo e correto. Assim, como Charles Simeon nos lembra: “Nunca, desde a fundação do mundo até hoje, se exceto o sacrifício que Cristo fez de si mesmo pelos pecados dos homens, houve tal demonstração do ódio de Deus pelo pecado”. como aquilo que foi dado no dilúvio universal, tendo toda a carne corrompido seu caminho, Deus decidiu destruir da face da terra todos os seres vivos.
Uma decisão terrível, embora justa. Uma demonstração do ódio de Deus pelo pecado. E a humanidade, ou muitos, ainda achando que Deus é como seus pais terrenos que falam mil vezes uma coisa e fica por isso mesmo.
Eu também me vejo tendo que tomar decisões importantes em minha vida. Desde quando apliquei no visto k1 para entrar no EUA, acabei procurando grupos e entrando neles para poder acompanhar e ter informações de como fazer  para que nada ocorra errado e logo me vi rodeada de grupos incluindo um de gren card, e foi em um desses e já aprovada e instalada no EUA que foi sugerido um grupo de leitura. Eu como  rata de biblioteca aceitei no ato, mas em menos de um mês percebi que não é o grupo da minha vida, aquele que irá me preencher de informações e conhecimentos uteis. Minha primeira decepção foi de uma mulher, e porque digo mulher, apesar delas gostarem de serem chamadas de garotas ou meninas, para mim menstruou já é uma mulher. E depois vivem dando mais que chuchu na cerca. Bom estava eu mais ou menos feliz com o silencio do grupo. O silencio era até bom pois não ouvia besteira. Sem saber sobre o que liam perguntei se alguém tinha lido Dostoievski ninguém se manifestou, e quando se manifestavam é claro que eu não ficava frustrada pois pensava, cada um lê aquilo que quer. Mas quando uma participante falou que leu e amou o Alquimista de Paulo Coelho e que o livro estava disponível, meu mundo caiu, só não caiu de vez porque não ouvi nenhum comentário ou alguém se candidatando para ganhar o livro. Resolvi dar uma chance a quem eu não sei, e permanecer. Existe um encontro, todas quartas-feiras, em que pelo zoom elas discutem um livro escolhido por quem e para que eu não sei, onde discutem o conteúdo daquilo que leram. É proposto uma quantidade de capítulos. O livro é hábitos atômicos. Fui no google pesquisar e encontrei isso: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus, de James Clear é um best seller e um ótimo exemplo de como é possível criar estratégias para gerar hábitos saudáveis com menos esforço e mantendo a disciplina. Em minha biblioteca mental tive dois livros de auto ajuda que li. O primeiro foi o de Dale Carnegie: Como fazer amigos e influenciar pessoas, livro publicado em 1936 e sucesso de vendas até hoje. O segundo foi de Joseph Murph: O poder do subconsciente, comecei e nunca terminei. Recentemente em Portugal comprei o livro de Jordan Peterson: as 12 regras para a vida. Achei interessante mas esta ai na coleção dos começados e não terminados. Tentando aqui resumir o fato: Ontem uma mulher de nome Bela postou o livro que ela esta lendo You happier de Daniel Amen. E hoje outra mulher perguntou: Gringas alguém indica livro que ajude a pessoa a ter mais esperança na vida, por favor. Eu fiquei quieta em ambos os casos, no primeiro não iria perder tempo com esses livros de auto ajuda a segunda fiquei com vontade de sugerir a Bíblia, mas ler a Bíblia é por em pratica e depois tem assunto ali dentro que é difícil de gostar ainda mais agora na altura do campeonato. Foi sugerido livros de psicologia e foi enviado em pdf uma coleção deles que só de olhar eu fiquei cansada. Alguém perguntou: Tem o livro em busca de mim? Pensei: Precisa de livro? Ainda tentando resumir e chegar ao ponto em questão. A tal de Bela veio com essa: 

A tal da Bela que deve ser a personificação da personagem do livro Crepúsculo, também indicou terapia somática Holística ou tântrica, dizendo que o auto conhecimento é libertador acrescentando que as vezes tá te faltando falta de vitaminas, sobre a sexual healing session que ela participou com cacau, nem fui pesquisar no google o que é pois me dá canseira. Terminou por falar sobre a Bíblia, embora eu não saiba porque citou a Bíblia sendo que eu fui procurar se alguém aconselhou ou se fui eu quem eliminou conversas pois tenho esse costume quando vejo chegando a 200 bobagens. Diz que é cristã e que certos sentimentos não se resolve lendo a Bíblia. O que será que o criador dos sentimentos pensa sobre isso? Espiritualidade e laço com Deus, orgânica e intima de coração e não por obrigação... Obrigação quem obriga quem? Depois ela passou um link sobre essa tal de session sexual healing onde muitas pediram e querem saber mais sobre isso, incluindo a que pediu ajuda para ter mais amor por essa vida. 

Onde era mesmo que eu estava. Ah, no Diluvio! Obrigada consciente, inconsciente e subconsciente por me lembrarem...
Em meio a tal destruição, porém, houve a manifestação da graça, pois lemos que Deus fechou Noé e sua família na arca. “A atribuição a Jeová deste ato de cuidado pessoal para Noé é muito notável”. Tudo o que Noé pôde fazer quando o dilúvio aumentou foi olhar através de uma das janelas da arca. “Enquanto as janelas do céu estavam abertas” (Gênesis 7:11) Noé manteve a janela fechada, mas quando as janelas foram fechadas, a janela da arca foi aberta. (Gênesis 8:2) é o comentário sugestivo de Henry Thorne. Isto nos leva ao duplo efeito oposto do milagre do dilúvio. Todos os que estavam na arca foram salvos da morte; todos os que estavam fora da arca foram destruídos, provando que “a graça é sempre superior à lei, pois mesmo quando a lei reinava, ela poderia entrar e neutralizar a lei; mas quando a graça está reinando, a lei é impotente para perturbá-la. Quando a lei, como um dilúvio, subjuga o julgamento, a graça fornece uma arca que flutua acima do dilúvio. Depois de chover por quase seis semanas (Gênesis 7:4, 12) e as águas cobrirem a terra por outra, cobrindo a terra por mais 110 dias depois que a chuva cessou - totalizando 150 dias (7:24), outro milagre foi necessário para fazer a terra seca novamente (8:14) A Bíblia, em um parágrafo gráfico, nos conta como o dilúvio cessou: 1- E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. 2- Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. 3- E as águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra, e ao fim de cento e cinquenta dias minguaram. (Genesis 8: 1-3) E lembrou-se Deus de Noé... e lembrou-se Deus de Noé... isso significa que Deus sabe de todas as coisas, observa todas as coisas, mas não fica de olho em você, seguindo seus passos. Será que ele esta bem? Comeu hoje? E assim por diante. Saber isso me dá uma sensação de estar perdida de estar sofrendo do transtorno de despersonalização.


O vento criativo (Gênesis 1:2) começou a soprar quando a chuva cessou e afetou o curso da arca. "Vento tempestuoso cumprindo sua palavra" Deus frequentemente invocava seus ventos para cumprir seu propósito de julgamento ou misericórdia. Eles disseram sobre Jesus: "Que tipo de homem é esse que até os ventos e as ondas lhe obedecem? Após a cessação do dilúvio, veio a aliança de Deus de que nunca mais no mundo ele destruiria a raça humana de tal maneira. O brilhante e belo o arco-íris tornou-se um símbolo da fidelidade de Deus (Apocalipse 4:3) a próxima destruição da terra será o fogo (II Pedro 3:7). Esse arco-íris era para aqueles que foram trazidos através do dilúvio, não para aqueles que estavam mortos quando ele apareceu. Aqueles que estão mortos em seus pecados não têm aliança com Deus.  Cada vez que um cristão vê um arco-íris, sua fé em um Deus que cumpre a aliança é intensificada.
 
Consegue entender? Totalmente? Ótimo. Em parte? Ótimo. Não precisamos ficar procurando pelo em ovo. Que a nossa fé naquele que cumpre suas promessas de salvação seja intensificada.

Marcia Mesquita em 22.09.2024 - Califórnia/EUA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade