A história do jovem que saiu para aprender o que era o medo

                   “Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão...” ( Fernando Pessoa)


Um certo pai tinha dois filhos, o mais velho 👨 era perspicaz e sensato e sabia fazer tudo, mas o mais novo 👶 era estúpido 💩 e não conseguia aprender nem entender nada, e quando as pessoas o viam diziam: "Há um sujeito que vai dar ao seu pai, alguns problemas!"  Quando alguma coisa tinha que ser feita, era sempre o mais velho quem era forçado a fazê-lo; mas se seu pai lhe ordenasse que fosse buscar alguma coisa quando já fosse tarde, ou durante a noite, e o caminho passasse pelo cemitério, ou qualquer outro lugar sombrio, ele respondia: "Oh, não, pai, não irei lá,  eu estremeço!" 😬pois ele estava com medo. Ou quando histórias eram contadas à noite junto ao fogo que fazia a carne arrepiar, os ouvintes costumavam dizer: "Oh, isso nos faz estremecer!"  O mais novo sentou-se num canto e ouviu com os outros, e não conseguia imaginar o que eles poderiam querer dizer. “eles estão sempre dizendo: “Isso me faz estremecer, isso me faz estremecer!” Isso não me faz estremecer”, pensou ele. "Isso também deve ser uma arte da qual nada entendo". Ora, aconteceu que um dia seu pai lhe disse: “Ouça-me, companheiro aí do canto, você está ficando alto e forte, e você também precisa aprender algo com o qual possa ganhar a vida. irmão trabalha, mas você nem merece o seu sal. "Bem, pai", ele respondeu, "estou bastante disposto a aprender alguma coisa - na verdade, se pudesse ao menos ser administrado, eu gostaria de aprender a estremecer. Ainda não entendi nada disso". O irmão mais velho sorriu ao ouvir isso e pensou consigo mesmo: "Meu Deus, que idiota é esse meu irmão! Ele nunca será bom para nada enquanto viver. Quem quiser ser foice deve dobrar-se sempre." 💪 O pai suspirou e respondeu-lhe: “Logo aprenderás o que é estremecer, mas não ganharás a vida com isso”. Pouco depois disso, o sacristão veio fazer uma visita à casa, e o pai lamentou seu problema e contou-lhe como seu filho mais novo era tão atrasado em todos os aspectos que nada sabia e nada aprendia. "Imagine", disse ele, "quando lhe perguntei como iria ganhar o pão, ele na verdade quis aprender a estremecer." "Se isso for tudo". respondeu o sacristão, "ele pode aprender isso comigo. Mande-o para mim e logo irei poli-lo." O pai ficou feliz em fazer isso, pois pensou: “Isso vai treinar um pouco o menino”. O sacristão, portanto, levou-o para sua casa e ele teve que tocar a campainha. Depois de um ou dois dias, o sacristão acordou-o à meia-noite e ordenou-lhe que se levantasse e subisse à torre da igreja e tocasse o sino. “Logo aprenderás o que é estremecimento”, pensou ele, e secretamente foi para lá antes dele; e quando o menino estava no topo da torre e se virou, e estava prestes a segurar a corda do sino, viu uma figura branca parada na escada em frente ao buraco de sondagem. "Quem está aí?", gritou ele, mas a figura não respondeu e não se moveu nem se mexeu. "Dê uma resposta", gritou o menino, "ou vá embora, você não tem nada a ver aqui à noite." 👀


O sacristão, porém, permaneceu imóvel, para que o menino pensasse que era um fantasma. 👻O menino gritou pela segunda vez: "O que você quer aqui? Fale se você é um sujeito honesto, ou eu vou te jogar escada abaixo!" O sacristão pensou: 💬 “Ele não pode pretender ser tão mau quanto suas palavras”, não emitiu nenhum som e ficou parado como se fosse feito de pedra. 
Então o menino o chamou pela terceira vez, e como isso também não adiantou, correu contra ele e empurrou o fantasma escada abaixo, de modo que ele caiu dez degraus e ficou ali deitado num canto. Então tocou a campainha, foi para casa e, sem dizer uma palavra, foi para a cama e adormeceu. A esposa do sacristão esperou muito pelo marido, mas ele não voltou. Por fim ela ficou inquieta e acordou o menino; e perguntou: "Você não sabe onde meu marido está? Ele subiu na torre antes de você." “Não, não sei”,  🔥respondeu o menino. "mas alguém estava parado perto da sonda do outro lado da escada, e não quis dar uma resposta nem ir embora. Eu tomei ele por um canalha, e joguei ele lá embaixo, é só ir lá e você vai ver se era ele. Eu me arrependeria se fosse." A mulher fugiu e encontrou o marido, que estava deitado num canto, gemendo, e havia quebrado a perna. Ela o carregou e então, com gritos altos, correu até o pai do menino. “Seu menino, gritou ela, “foi a causa de um grande infortúnio! Ele disse: “o diabo deve ter colocado isso na sua cabeça”, quando jogou meu marido escada abaixo e o fez quebrar a perna. Tire esse imprestável de nossa casa." 😱 O pai ficou apavorado e correu até lá e repreendeu o menino. "Que truques perversos são esses? disse ele, “o diabo deve ter colocado isso na sua cabeça”. "Pai", respondeu ele, "ouça-me. Sou bastante inocente. Ele estava ali parado à noite, como alguém que pretende fazer algum mal. ou ir embora." "Ah", disse o pai, "não tenho nada além de infelicidade com você. Saia da minha vista. Não te verei mais." 😱 "Sim, pai, de boa vontade, espere apenas até que amanheça. Então irei em frente e aprenderei a estremecer, e então, de qualquer forma, compreenderei uma arte que me apoiará." “Aprenda o que quiser”, disse o pai, é a mesma coisa para mim. Aqui estão cinquenta dólares para você. Pegue-os e vá para o mundo inteiro, e não conte a ninguém de onde você vem e quem é seu pai, pois tenho motivos para me envergonhar de você." "Sim, pai, será como você quiser. Se você não deseja nada mais do que isso, posso facilmente manter isso em mente" 😭😭😭😭😭


Quando o dia amanheceu, portanto, o menino colocou seu quinto dólar no bolso e saiu pela grande estrada, dizendo continuamente para si mesmo: "Se eu pudesse estremecer! Se eu pudesse estremecer!" Então se aproximou um homem que ouviu esta conversa que o jovem mantinha consigo mesmo, e quando eles caminharam um pouco mais até onde podiam ver a forca, o homem lhe disse: "olha, ali está a árvore 🌳 onde sete homens se casaram com filha do cordoeiro, e agora estão aprendendo a voar. Sente-se abaixo dela e espere até a noite chegar, e logo você aprenderá a tremer. "Se isso é tudo o que se quer", respondeu o jovem, "Isso é fácil de fazer; mas se eu aprender a estremecer tão rapidamente assim, você terá meus cinquenta dólares. Volte para mim de manhã cedo." Então o jovem foi até a forca, sentou-se embaixo dela e esperou até a noite chegar. E como estava com frio, acendeu uma fogueira, mas à meia-noite o vento soprou tão forte que, apesar do fogo, ele não conseguiu se aquecer. E quando o vento empurrou os homens enforcados uns contra os outros, e eles se moveram para frente e para trás, ele pensou consigo mesmo: "Tu tremes lá em baixo pelo fogo, mas como aqueles que estão em cima devem congelar e sofrer!" E como sentiu pena deles, levantou a escada e subiu, desamarrou um após o outro e derrubou todos os sete. Então ele agitou o fogo,  soprou e colocou todos ao redor para se aquecerem. Mas eles ficaram ali sentados e não se mexeram, e o fogo atingiu suas roupas. Então ele disse. "Tome cuidado, ou vou pendurar você de novo." Os mortos, 💀 porém, não ouviram, mas ficaram em silêncio e deixaram seus trapos queimarem. Com isso ele ficou furioso e disse: "Se você não tomar cuidado, não posso ajudá-lo, não serei queimado com você" e pendurou-os novamente, cada um por sua vez. Então ele sentou-se perto do fogo e adormeceu, e na manhã seguinte o homem veio até ele e queria os cinquenta dólares e disse: "Bem, você sabe estremecer?" "Não", respondeu ele, "Como eu poderia saber?" Aqueles sujeitos lá em cima não abriram a boca e foram tão estúpidos que deixaram queimar os poucos trapos velhos que tinham no corpo." Então o homem viu que não levaria embora os cinquenta dólares naquele dia e foi embora dizendo: "alguém desse tipo nunca apareceu no meu caminho antes. O jovem também seguiu seu caminho e mais uma vez começou a murmurar para si mesmo: "Ah, se eu pudesse estremecer! Ah, se eu pudesse estremecer!" Um carroceiro que caminhava atrás dele ouviu isso e perguntou: "Quem é você?" “Não sei”, respondeu o jovem. Então o carroceiro perguntou: “De onde você vem?” "Eu não sei" "Quem é seu pai?" "Eu não posso te contar." "O que é que você está sempre murmurando entre os dentes." "Ah, respondeu o jovem. "Eu gostaria muito de poder estremecer, mas ninguém pode me ensinar como fazê-lo." "Desista de sua conversa tola", disse o carroceiro. "Venha, vá comigo, verei sobre um lugar para você "O jovem foi com o carroceiro e à noite chegaram a uma pousada onde desejavam passar a noite. Então, na entrada da sala, o jovem disse novamente em voz alta:" Se eu pudesse estremecer ! Se eu pudesse estremecer!" o anfitrião que ouviu isso riu e disse: "Se esse é o seu desejo, deveria haver uma boa oportunidade para você aqui." "Ah, cale-se", disse a anfitriã, "tantos curiosos já perderam a vida, seria uma pena e uma vergonha se olhos tão lindos como estes nunca mais vissem a luz do dia." Mas o jovem disse: “Por mais difícil que seja, eu aprenderei, e é com esse propósito que realmente viajei”. Ele não deixou o anfitrião descansar, até que este lhe disse que não muito longe dali havia um castelo assombrado, onde qualquer um poderia facilmente aprender o que era o tremor, se apenas o vigiasse por três noites. O rei havia prometido que aquele que se aventurasse teria sua filha como esposa, e ela era a donzela mais linda sobre a qual o sol brilhava. Grandes tesouros também estavam no castelo, que eram guardados por espíritos malignos, e esses tesouros seriam então libertados e tornariam um homem pobre rico o suficiente.  Muitos homens já haviam entrado no castelo, mas nenhum deles havia saído novamente. Então o jovem foi até o rei  na manhã seguinte e disse que, se lhe fosse permitido, ele ficaria vigiando três noites naquele castelo encantado.

Marcia Sherazade continua... estou a traduzir direto do inglês esta história ou estória dos irmãos Grim, para vocês... crianças e grandalhões. Meus olhos ardem... Preciso pausar para descansar... ✋✋✋✋✋


Decidi que não irá ter fim, quer dizer, os irmãos Grim (foto) deram a essa historia um fim, mas eu não gostei, estava indo tudo bem, até mesmo o pai mandando seu filho embora por causa de quase nada, e então quando traduzi o  final, eu nem precisava ter ficado quase cega lendo inglês para o português, era somente ter ido ate o google lá tem a historia completa, eu fui de curiosa e aconteceu a decepção. Pensei até em mudar aqui em meu relato esse final, mas ainda não acendeu a luz da imaginação, enquanto isso... Fiquem com o que realmente interessa e não esqueçam que para sentir medo basta nascer. 🙋




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade