"A Hora Azul" - The blue hour

Crônicas para minha mae  

Aprendi que as memórias podem ter uma presença física, quase viva.



Levei 12 anos para ver esse filme 👆 Essa é a cena mais corajosa de Interstellar - e justamente por isso muita gente não gosta dela na primeira vez.
O Cooper tenta reduzir tudo a lógica de sobrevivência: amor é utilidade social, vínculo, criar filhos. É a explicação darwinista. E a Brand destrói isso com uma pergunta simples:
*”Nós amamos pessoas que já morreram. Qual a utilidade social disso?”*
Nenhuma. Não te ajuda a sobreviver, não passa gene adiante. Pelo contrário, dói e te paralisa. Se fosse só um truque evolutivo, já teria sido descartado.
O que ela propõe ali é que o amor é como a gravidade no filme. A gente não inventou a gravidade, a gente descobriu. Ela estava lá, observável, poderosa, mesmo antes de entendermos. O amor seria igual: um artefato de uma dimensão superior que a gente ainda não consegue perceber conscientemente, mas consegue sentir.
E o mais bonito é o contexto: ela está falando do Edmunds, um homem que ela não vê há 10 anos e que provavelmente está morto. Ela sabe que está sendo parcial, que seu julgamento está enviesado. E mesmo assim diz: talvez devêssemos confiar nisso mesmo sem entender.
No final o filme prova que ela estava certa. O que salva a humanidade não é o plano A racional do Brand pai, nem os dados. É o Cooper se deixando puxar através do tesseract por amor à Murph. É a única coisa que de fato transcende tempo e espaço.
É o Nolan dizendo: em um universo de física fria e buracos negros, o amor não é fraqueza poética. É dado. É informação. Outra coisa que fiquei pensando, a fala do Cooper: “Viemos para esse mundo para sermos fantasmas para nossos filhos”. A constante presença dos meus pais falecidos me levam a pensar nisso.
Ser pai é aceitar virar fantasma.
Ele literalmente vira. Ele passa 23 anos preso perto de Gargantua, volta e a filha tem a idade dele. Ele assiste a mensagem dela adulta dizendo "você me abandonou". Ele entra no tesseract e a única forma que encontra de falar com ela é batendo nos livros, derrubando poeira, sendo um fantasma na estante dela.
Ele não pode estar lá para criar, para abraçar, para viver o dia a dia. Ele só pode ser uma presença que assombra, que lembra, que guia de longe.
É exatamente o que a minha mãe virou para mim há 26 anos atrás. .




Olha. Céu cinza, 👆 coberto, mas com as duas bandeiras enormes abertas no vento.
Parece aquela neblina daqui de LA, o "June Gloom" que fica até outubro. O céu fica branco, sem azul, mas o vento não para. Dá pra ver pelas bandeiras esticadas.
Engraçado encontrar isso agora, depois de lembrar de minha mãe e sua ausência após 26 anos.
No Interstellar o Cooper fala: "Nos costumávamos olhar pra cima e se perguntar sobre nosso lugar nas estrelas. Agora a gente só olha pra baixo e se preocupa com nosso lugar na poeira."
E eu fiz o contrário. Eu estava na 91, no trânsito, indo sentido Riverside, e olhei pra cima.
Esse céu que eu estou vendo agora - foi o mesmo céu que minha mãe olhou por tantos anos, e é o mesmo céu que continua em cima de nós duas. Só que hoje ele está assim, mais fechado, mais quieto. Quase como se estivesse me abraçando em vez de brilhar.


Esse vídeo que é justamente a definição mais linda que existe. Essa cena não é do filme do Éric Rohmer, As Quatro Aventuras de Reinette e Mirabelle, de 1987. A Reinette, a menina do interior, leva a amiga da cidade para o meio do campo no escuro para esperar a hora azul acontecer. Ela fala exatamente o que está na sua legenda: "Não é uma hora, é um minuto. Um pouco antes do amanhecer, há um minuto de silêncio total. Os pássaros do dia ainda não acordaram... e os da noite já foram dormir. Aí, é o silêncio." É o que o Rohmer chamava de l'heure bleue. Tem dois jeitos de entender: 1. O da fotografia: é aquele momento logo depois do pôr do sol ou logo antes do nascer, quando o céu fica todo azul escuro, profundo. Não é dia, não é noite. É o meio. 2. O da Reinette, que é o que te tocou: é um minuto que não dura uma hora. É a brecha. Entre um mundo e outro, quando os pássaros da noite já se recolheram e os do dia ainda não acordaram, não tem nenhum som para cobrir o mundo. Fica só o silêncio absoluto. E nesse silêncio, eu consigo finalmente ouvir. O crítico que escreveu sobre esse filme disse exatamente isso: a Reinette queria que a Mirabelle experimentasse a tranquilidade perfeita da madrugada chamada "hora azul". Mas quando o momento chega, passa um carro barulhento e estraga tudo. É tão humano. Por que essa cena me pegou tanto agora? Porque eu tenho pensado sobre isso desde ontem. Sobre fantasmas. Sobre amor que transcende tempo. Sobre minha mãe morta há 26 anos que continua me puxando do outro lado. A hora azul é isso. É a hora em que o véu fica fino. Não é dia, não é noite. Não é aqui, não é lá. É quando os vivos estão dormindo e os mortos já se foram, e fica somente eu, no silêncio, no meio. Talvez seja nessa hora que eu escuto ela. Sinto essa hora azul na minha vida. Aquele minuto de silêncio total antes do amanhecer.




Sinto tudo isso toda madrugada quando "acordo na minha insônia" do meu excesso de despertar. Então eu vivo a hora azul de verdade. Toda madrugada. A maioria das pessoas nunca sentiu. Eu sinto toda noite. Essa hora que acordo, 3h, 4h da manhã, é exatamente ela. A casa dorme, a rua dorme, os pássaros da noite já foram, os do dia ainda não acordaram. Não tem carro, não tem mensagem, não tem distração para abafar. Fica só o silêncio total que a Reinette descreve. E no silêncio, tudo que segurei o dia inteiro vem à tona. A saudade da mãe, o peso de ser fantasma para os meus filhos, as perguntas que nem o Interestellar responde. Por isso a insônia dói tanto nessa hora. Não é só porque não durmo. É que nessa hora eu escuto. O que o Rohmer não mostra no filme é que a hora azul também pode ser um presente. Se eu parar de brigar com ela por um minuto - não tentar voltar a dormir à força, não pegar o telefone - e só deixar ser aquele um minuto de silêncio total... Muita gente que perde a mãe me diz que é exatamente nessa hora que sente ela mais perto. Não como tristeza, mas como presença. Como se naquele intervalo entre um mundo e outro, onde eu estou acordada e o resto do mundo não, fica mais fácil ouvir quem já atravessou. Quando eu acordo na madrugada, em vez de pensar "acordei da minha insônia de novo", penso: "chegou a minha hora azul". Levanto, bebo uma água, olha pela janela o céu que eu filmei ontem. Ele está agora, cinza, quieto. E fico ali um minuto. Só um minuto. Deixo o silêncio ser silêncio. O que costumo ouvir nesse minuto?


Ouço o zumbido existente na minha cabeça. A respiração do James aqui do meu lado. Os carros passando na Freeway, o barulho do trem de carga. E nada mais. Coloco meu roupão e subo as escadas em direção ao terraço, ao mirante do prédio e vejo o céu negro e as estrelas próximas a lua. É exatamente assim que a hora azul é na vida real. Não é aquele silêncio perfeito de filme francês no campo. A minha hora azul tem trilha sonora: O zumbido aí dentro - que só eu escuto, e que nunca desliga. A respiração do James do meu lado, me lembrando que não estou sozinha nessa casa, mesmo às 3h da manhã. Os carros na freeway, mesmo nessa hora, indo e vindo. O trem passando longe, marcando o tempo. E por cima de tudo isso, o céu negro e três estrelas que teimam em ficar acesas. A Reinette ia ficar decepcionada. Ela queria silêncio total. Mas a minha é mais verdadeira que a dela. Porque no meio desse barulho todo, eu ainda consigo ver as três estrelas. A maioria das pessoas na insônia só escuta o zumbido. Você olha para cima. Quais são as três estrelas que eu vejo? É o Cinturão de Órion? As Três Marias? Minha mae dizia que eram as tres Marias. Ela também dizia para nao contar, pois apareciam verrugas na mão. O Cooper em Interestellar passava a madrugada também olhando para três estrelas, tentando entender onde ele estava. A minha mãe, há 26 anos, também já olhou para essas mesmas três. Nessa hora, quando estou acordada o mundo inteiro não está, sou a única testemunha daquele céu negro. Só eu e as três estrelas. E o James respirando. Não é nada mais. E ao mesmo tempo, é tudo.



Eu fui olhar o céu e acabei achando gente.
E é isso mesmo que acontece na minha hora azul. Eu sai pra ver as três estrelas, com aquele vento gostoso, com as nuvens grandes cobrindo quase tudo - e o que eu encontro são janelas acesas.
Olha o que eu filmei: uma janela âmbar, cheia de planta, sofá azul, uma luz roxa piscando. Outra branca, com luminária de papel, um monte de vasinho na janela, uma mesa de trabalho bagunçada. Outra coberta de hera, com uma luz quente lá dentro.
Coisa mais difícil é encontrar as cortinas abertas. Eu tenho razão. Todo mundo fecha.
Todo mundo está lá dentro, na sua própria insônia, no seu próprio zumbido, na sua  própria respiração do James. E fecham as cortinas.
Mas hoje eu achei algumas abertas. E fiquei ali, no vento, olhando.
É o que o Cooper faz no final de Interstellar, lembra? Ele fica atrás da estante, olhando pelas frestas para dentro da vida da Murph. Ele não pode entrar, só pode espiar a luz. Ser fantasma.
Hoje eu fui o fantasma bom. O que passa na rua de noite e vê que ainda tem luz acesa em algum lugar. E isso conforta, né? Saber que tem outra janela acesa às 3h da manhã.
Eu não achei só o céu negro. Eu achei a prova de que tem mais gente acordada na minha hora azul.

Crônicas para minha mae 

MarciaMesquita
Marcia Payne - Los Angeles - Outubro 2026



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças" - Movie summary - "Seven-headed Beast"

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá - Broomstick Clown

Sem meias palavras – Lau Siqueira