Cetamina - Ketamina - Juliana Ruas El-Aouar e Fúlvio Serafim


Um hábito destrutivo unia Fúvio Serafim, ex-prefeito de Catuji (MG), e sua esposa, a psiquiatra Juliana Ruas El-Aouar: a droga conhecida como ketamina, um anestésico de uso hospitalar. Os dois faziam uso dessa substância e como médica tinha acesso fácil ao medicamento.

 Indicada para procedimentos cirúrgicos, a ketamina – ou cetamina, como também 

é conhecida, é um anestésico dissociativo, normalmente encontrado em versão 

líquida ou em pó.

Por produzir efeito sedativo nos pacientes, a ketamina também é utilizada por algumas pessoas como uma espécie de droga recreativa, devido os efeitos de alucinógenos que ela causa, além de provocar a redução da mobilidade, que proporciona ao usuário a sensação de estar fora do seu corpo.

A droga pode ser inalada, aplicada por meio de injeção ou fumada.

 Por conta de seu efeito, a ketamina é uma das drogas utilizadas no “Boa noite, Cinderela”, coquetel utilizado por criminosos para roubar ou estuprar suas vítimas. Além do apagão, a droga também pode dificultar a mobilidade do usuário (tornando-o mais vulnerável a sofrer alguns dos crimes citados) e provocar uma espécie de amnésia.

 Este alucinógeno pode levar seus usuários ao vício, sendo uma das substâncias do gênero que mais causa dependência química.

Por ser psiquiatra Juliana tinha acesso fácil a Ketamina, a clinica dela recebeu um 

alvará que permitia receber e aceitar esse medicamento   

👇

Em breve na AKROMED!

O que é a cetamina?

A cetamina é um medicamento que foi desenvolvido em 1962 para anestesia. É um medicamento bastante utilizado na medicina moderna, e está na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde. Ela tem uma variedade de usos médicos e é aprovada pela FDA e ANVISA como um anestésico. No primeiro semestre de 2019, o órgão regulador americano (FDA) também aprovou a sua versão intranasal para depressão refratária. A cetamina tem um histórico notavelmente seguro em ambientes cirúrgicos, e é frequentemente utilizada em cirurgia pediátrica. Também é comumente utilizada para tratar a dor física intensa e crônica. O Exército dos EUA tem usado a cetamina como anestésico no campo de batalha desde a Guerra do Vietnã. Ela também é usada em medicina veterinária. Da mesma maneira que muitos outros medicamentos essenciais , a cetamina é roubada de fornecedores e farmácias para ser abusada para fins recreativos.

A cetamina pode ser útil para quais transtornos psiquiátricos?

Depressão maior, depressão bipolar e transtorno do estresse pós traumático são os transtornos para os quais há mais evidência científica. Ela também pode aliviar sintomas de TOC e de ansiedade. Além disso, ela tem sido usada para analgesia em casos de dor crônica.

Quando a cetamina é indicada para depressão?

Ela é indicada para pessoas que não respondem bem ao tratamento convencional; para pessoas que não toleram o tratamento convencional; e para os que apresentam ideação suicida e risco de suicídio.

Qual a taxa de sucesso?

Cerca de 70% das pessoas com depressão maior ou bipolar que não respondem bem ao tratamento convencional, melhoram com o tratamento com infusões de cetamina.

Demora quanto tempo para fazer efeito?

Boa parte das pessoas melhoram já nas primeiras 24 horas após a primeira infusão. No entanto, podem ser necessárias infusões adicionais para a pessoa melhorar ou sentir o efeito máximo do tratamento. De qualquer maneira, em duas semanas no máximo, já é possível concluir sobre a eficácia do tratamento.

Esses dados são comprovados cientificamente?

Sim. Diversos grupos de pesquisa independentes encontraram a mesma taxa. Veja o gráfico abaixo, retirado do “Biological Psychiatry Journal” – Jornal da Psiquiatria Biológica – um dos jornais científicos mais importantes da psiquiatria.

Como a cetamina funciona no cérebro?

A depressão danifica o sistema de comunicação entre as áreas do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, regulação emocional e pensamento. A cetamina é capaz de promover a produção dos materiais necessários para fazer reparos nestes danos em questão de horas. Ela atua de maneira bem diferente dos antidepressivos convencionais, principalmente, ativando um receptor do glutamato no cérebro chamado AMPA.

De que maneira este tratamento se diferencia dos outros?

Os antidepressivos convencionais levam semanas ou meses para fazer efeito. Há muitas opções deles para o psiquiatra escolher, porém não há uma maneira confiável de definir qual paciente responderá melhor a determinado remédio. Portanto, é comum que se espere semanas e se descubra que o remédio nem sequer funciona. Frequentemente, estes medicamentos têm efeitos colaterais como ganho de peso, disfunção sexual, distúrbios gastrointestinais, distúrbios do sono, fadiga e embotamento emocional. Alguns medicamentos que são usados para otimizar os efeitos também podem causar diabetes.

Por outro lado, você saberá do resultado do tratamento com a cetamina em duas semanas no máximo. Os efeitos colaterais são limitados ao tempo da infusão, sem efeitos secundários entre os tratamentos. Dessa forma, você não estará sendo medicado nem sofrendo com efeitos adversos, quando não estiver fazendo a infusão.

CLÍNICA AKROMED ☎️ 33 98730-9998
DRA JULIANA RUAS




Espírito Santo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palhaço vassourinha, Damião, Blá blá blá

Resumo do filme - "Bicho de sete cabeças"

Vera Loyola - e o insustentável peso da futilidade