Into the wild - Resumo do livro na Natureza selvagem - Jon Krakauer





Quem assistiu o filme Na natureza selvagem? Filme dirigido por Sean Penn com aquela bela música de Eddie Vedder como pano de fundo e paisagem maravilhosa do EUA e por fim do Alasca? Alguém ai? O livro é bem melhor. O autor e jornalista segue o estilo Truman Capote que escreveu o clássico: A sangue frio. Os dois livros são baseados em histórias reais. Capote deu inicio a um estilo que depois seria copiado por muitos. Ou seja, o romance jornalístico detalhado sobre um fato que comove a opinião publica.  Os dois livros são best-sellers, embora Into the wild de Jon Krakauer não atingiu os limites da glória como o outro. A historia de Chris McCandless causou grande comoção na America e a nação americana novamente se sentiu diminuída... A morte nos diminui como disse John Donne em sua poesia “Não pergunte por quem os sinos dobram....”
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Who saw the movie Into the Wild? A film directed by Sean Penn with that beautiful Eddie Vedder soundtrack as a backdrop and stunning landscapes of the USA and, ultimately, Alaska? Anyone else? The book is much better. The author and journalist follows the style of Truman Capote, who wrote the classic In Cold Blood. Both books are based on true stories. Capote pioneered a style that would later be copied by many: the detailed journalistic novel about a fact that moves public opinion. Both books are bestsellers, although Jon Krakauer's Into the Wild didn't reach the heights of fame like the other. Chris McCandless's story caused a great commotion in America, and the American nation once again felt diminished... Death diminishes us, as John Donne said in his poem, "Ask not for whom the bell tolls..."
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Em maio de 1990, Chris McCandless graduou-se na Universidade Emory em Atlanta, se distinguiu como aluno de história e antropologia com uma média de 3,72. Foi convidado para ser membro da Phil Beta Kappa, mas recusou, afirmando que títulos e honrarias eram irrelevantes. O que os pais não sabiam quando vieram de até Atlanta para assistir a formatura de Chris – o que ninguém sabia – é que ele doaria em breve todo o seu dinheiro do seu fundo escolar à Oxfam América, uma instituição de caridade dedicada a combater a fome. No dia seguinte era o dia das mães. Ele a presenteou com bombons, flores e um cartão comovente. Ela ficou surpresa e extremamente tocada: era o primeiro presente que recebia do filho em mais de dois anos desde que ele anunciara aos pais que, por principio, não mais daria nem aceitaria presentes...
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In May 1990, Chris McCandless graduated from Emory University in Atlanta, graduating with a distinction in history and anthropology with a 3.72 GPA. He was invited to join Phil Beta Kappa, but he declined, claiming that titles and honors were irrelevant. What his parents didn't know when they flew from Atlanta to attend Chris's graduation—what no one knew—was that he would soon donate all of his school fund to Oxfam America, a charity dedicated to fighting hunger. The next day was Mother's Day. He presented her with chocolates, flowers, and a touching card. She was surprised and deeply touched: it was the first gift she had received from her son in more than two years, since he had announced to his parents that, as a matter of principle, he would no longer give or accept gifts...
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Foi a última vez que alguém da família teve noticia de Chris. Chris enfiaria todas as suas coisas em seu pequeno carro e zarparia para oeste, sem destino. A viagem seria uma odisseia no pleno sentido do termo, uma jornada épica que mudaria tudo. Ele passara os quatro últimos anos anteriores, tal como via as coisas, preparando-se para cumprir um dever oneroso e absurdo: graduar-se na faculdade. Finalmente estava desimpedido, emancipado do mundo sufocante de seus pais e pares, um  mundo de abstração, segurança e excesso material, um mundo em que ele se sentia dolorosamente isolado da pulsação vital da existência...
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It was the last time anyone in the family heard from Chris. Chris would pack all his belongings into his small car and head west, with no destination in sight. The trip would be an odyssey in the fullest sense of the word, an epic journey that would change everything. He had spent the last four years, as he saw it, preparing to fulfill an onerous and absurd duty: graduating from college. He was finally free, emancipated from the suffocating world of his parents and peers, a world of abstraction, security, and material excess, a world in which he felt painfully isolated from the vital pulse of existence...
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Saindo de Atlanta para o oeste, pretendia inventar uma vida totalmente nova para si, na qual estaria livre para mergulhar na experiência nua e crua, sem filtros. Para simbolizar o corte completo com sua vida anterior, adotou um nome novo. Não mais atenderia por Chris McCandless: era agora Alexander Supertramp, senhor do seu próprio destino.

“Ele estava sozinho”, como James Joyce escreveu de Stephen Dedalus seu personagem do livro “Artista quando jovem”... Ele estava desligado de tudo, feliz perto do coração selvagem da vida> estava sozinho e era jovem, cheio de vontade e tinha um coração selvagem; estava sozinho no meio de um ermo bravio, entre águas salobras, entre a colheita marítima de conchas, entre claridade cinzentas embaçadas...
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Leaving Atlanta for the West, he intended to invent a whole new life for himself, one in which he would be free to immerse himself in raw, unfiltered experience. To symbolize the complete break with his former life, he adopted a new name. No longer would he go by Chris McCandless: he was now Alexander Supertramp, master of his own destiny.

"He was alone," as James Joyce wrote of Stephen Dedalus, his character in "The Artist as a Young Man." He was detached from everything, happy near the wild heart of life. He was alone and young, full of will and wild at heart; he was alone in the midst of a wild wilderness, among brackish waters, among the seashell harvest, among hazy gray lights...
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Os relatos das pessoas que ele encontrou pelo caminho diziam: “Quando conversava falava sem cessar sobre árvores, natureza e coisas esquisitas tipo”. Outro disse: “Gostava de ler livros daquele cara do Alasca Jack London. Nunca falava muito. Era meio de lua, não gostava de ser incomodado. Parecia um garoto que estava buscando alguma coisa, buscando alguma coisa, só não sabia o que era”.
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The accounts of people he met along the way said, "When he talked, he talked incessantly about trees, nature, and weird things like that." Another said, "He liked reading books by that Alaskan guy, Jack London. He never talked much. He was a bit of a lunatic, didn't like to be disturbed. He seemed like a kid who was searching for something, searching for something, but didn't know what it was."



McCandless era apaixonado por London desde criança. Admirava London por sua condenação veemente da sociedade capitalista, sua glorificação do mundo primordial, sua defesa da plebe, tudo refletia as paixões de McCandless. Hipnotizado pelo relato grandiloquente que London fazia da vida no Alasca e no Yukon. McCandless lia e relia O chamado da floresta, Caninos Brancos, Acender o fogo, Uma odisseia no norte, A perspicácia de Porportuk... Porém estava tão fascinado por essas obras que parecia esquecer que eram obras de ficção, construções da imaginação que tinham mais a ver com a sensibilidade romântica de London do que com a realidade da vida subártica... (polar)
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McCandless had been in love with London since childhood. He admired London for her vehement condemnation of capitalist society, her glorification of the primordial world, her defense of the common people—all of which reflected McCandless's passions. Mesmerized by London's grandiloquent account of life in Alaska and the Yukon, McCandless read and reread *The Call of the Wild*, *White Fang*, *Lighting the Fire*, *A Northern Odyssey*, *The Wits of Portuk*... But he was so fascinated by these works that he seemed to forget they were works of fiction, constructs of the imagination that had more to do with London's romantic sensibility than with the reality of subarctic (polar) life.
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McCandless esquecia convenientemente que o próprio London passara apenas um inverno no norte e que se suicidara em sua fazenda na Califórnia aos quarenta anos, bêbado delirante, obeso e patético, levando uma vida sedentária que pouco tinha a ver com as ideias que defendia no papel...

Em abril de 1992, adentrou sozinho na região selvagem e desabitada ao norte do monte McKinley, e em agosto do mesmo ano, seu corpo foi encontrado em um ônibus abandonado no Alasca, com um bilhete de SOS pregado na porta. No momento da autopsia, os restos de McCandless pesavam trinta quilos e quatrocentos gramas. A inanição foi sugerida como causa mais provável da morte. A assinatura de McCandless estava no final do bilhete de SOS, e entre as fotos reveladas havia muitos auto-retratos. Mas como não havia nenhum documento de identidade, as autoridades não sabia quem era ele, de onde vinha e nem porque estava ali. Triste! Muito Triste! 
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McCandless conveniently forgot that London himself had spent only one winter in the North and had committed suicide on his California farm at the age of forty, a raving drunk, obese, and pathetic, leading a sedentary life that bore little resemblance to the ideas he championed on paper...

In April 1992, he ventured alone into the uninhabited wilderness north of Mount McKinley, and in August of that same year, his body was found in an abandoned bus in Alaska, with an SOS note pinned to the door. At the time of the autopsy, McCandless's remains weighed thirty kilograms and four hundred grams. Starvation was suggested as the most likely cause of death. McCandless's signature was at the bottom of the SOS note, and among the developed photos were many self-portraits. But since he had no identification, the authorities had no idea who he was, where he came from, or why he was there. Sad! Very sad!






"A felicidade só é real quando compartilhada" - Henry Thoreau 
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"Happiness is only real when shared" - Henry Thoreau

Márcia Mesquita em 10/02/2019 - São Paulo  💗💗👆👆

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