Na maior parte das vezes, necessitamos, para superar os
aborrecimentos causados por coisas insignificantes, modificar
apenas a nossa atitude mental: adotar novo e agradável ponto
de vista.
Lua - Moon
Jaci - Lua
Jaci é o nome da minha mãe
Quando escrevo é no presente isso não quer dizer que ela ainda é, pois deixou de ser
Faleceu em 1999, vitima de câncer. Não viu as luzes desse século para me dizer se seria trevas, iluminismo, absolutismo, ou uma mistura de tudo e nada de novo no front.
Jaci na língua tupi-guarani significa lua
Quando nasci meu pai queria que eu chamasse Jaçanã ou Yaçanã o que da na mesma
Jaçanã é um nome tupi guarani, mas minha mãe queria outro assim quando minhamãe foi fazer tardiamente meu registro de nascimento, pois era a época de entrar na escola, ela colocou o nome que queria e logo a seguir o nome que meu pai queria o que por muitos anos foi motivo de discussões entre os dois.
O que é um nome para você?
Para mim é a sua identificação naquele momento e nos momentos a seguir e por toda vida para uns e talvez para todos.
Quando o nome de alguém vem a sua mente o que ele lembra?
Coisas boas, coisas ruins?... Sim! E assim caminha a humanidade.
Adriana da Silva Lopes, eis uma das poucas pessoas que estiveram perto de mim e recordo.
Por que?
Porque trabalhamos juntas, porque ela foi me visitar em minha solidão nas Montanhas de Monte Verde. Porque tinha um sorriso espontâneo vindo do nada. Porque me deu de presente um belo cachecol que acabei perdendo para meus pesar.
Depois veio outras,
não muito tempo atrás, na época da minha insônia e nas minhas dores cervicais, encontrei Sueli Aduan no facebook. Trocamos livros, jogamos conversas fora, trocamos informações, confidencias, caminhamos por Sorocaba afora e por pouco não cortamos nossa amizade por conta do ódio que germina nos partidos políticos. Acordamos da hipnose em tempo.
Não pude deixar de lembrar de duas pessoas que por mais que tente não lembro o nome
Aconteceu anos atrás, estava na porta do supermercado, estava saindo, sei disso pois sentia a claridade do dia em meu rosto e a pessoa na penumbra
A primeira me parou ali e disse: "Eu nunca te esqueci. Estudamos juntos na mesma escola, no intervalo você repartia seu lanche comigo". Lembrava do rosto do corpo pois os anos não tinham sido cruéis com ela, mas não mais lembrava de minhas ações.
Uma outra por estranha coincidência foi na mesma porta no mesmo mercado e com a mesma claridade batendo em meu rosto embora eu nunca a tenha visto nem mais gorda.
Então ela me disse: "Eu nunca esqueci sua mãe . Ela era uma mulher muito bondosa". Eu não sei o que eu disse para as duas, mas nunca esqueci o que me disseram.
Vez ou outra esse fato vem em minha mente e eu me sinto fortalecida.
Vez ou outra eu olho meu rosto no espelho e vejo o rosto de minha mãe, então bate uma tristeza uma vontade de chorar e eu não sei se é por mim ou por ela.
Foi por volta do mes de junho de 2025, que recebemos o convite para irmos ate Spokane. Por achar esse nome agradável de falar em sua pronuncia, fui pesquisar sua origem. tem origem em um povo indígena americano e significa "filhos do sol" ou "povo do sol", segundo fontes linguísticas. No entanto, interpretações mais recentes sugerem que o nome pode ter sido uma adaptação de um termo mais antigo, "Spoqe'ind", que significa "cabeça redonda". Prefiro a primeira opção, é mais agradável ao coração. Íamos fazer algum tipo de turismo? Conhecer as montanhas nevadas e aproveitar cruzar a fronteira ate o Canada? Não, nada disso. Íamos para um memorial de um ente querido que faleceu em maio. Ao contrario do Brasil, aqui nao existe missa de sétimo dia ou de um ano. Uma reunião onde as pessoas podem se lembrar do seu ente querido que morreu e contar historias sobre ele, memorias sobre seu relacionamento o quanto ele foi importante para elas. uma form...
" A sanidade é prazerosa e calma, mas não tem a grandeza, nenhuma verdadeira alegria, nem a horrível tristeza que dilacera o coração. " Matéria protegida pela lei dos direitos autorais numero 9.610 de 19.02.1998 Resumo : Uma viagem ao inferno manicomial. Um jovem de classe média leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota d’agua que deflagra a tragédia na família. No manicômio Neto conhece uma realidade absurda e desumana onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. Resenha : Para entender a origem de um manicômio temos que pesquisar a história... A implantação de uma legislação referente aos doentes mentais no Brasil partiu do primeiro catedrático de psiquiatria da faculdade de medicina do Rio de ...
Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento. Ernest Hemingway Capirtulo I Segunda-Feira, 13 de janeiro, 10:59hs - Mensagem para Margarida - Bom dia. Sua casa foi poupada? Esta nela agora? Nos conseguimos entrar, eu preciso de algumas informações que talvez você possa fornecer. - Hi Ana, How are you? - Não. Tudo ficou pior do que antes. O bairro que eu amava caminhar praticamente desapareceu. Sobreviveu 20% dele. Foi muito triste. Esta sendo muito triste. Eu tinha dificuldade de me adaptar a esse pais em virtude da indiferença e de repente me vejo unida na tristeza. Mas o mundo todo esta assim e isso não é novo. Interessante que as etapas do viver cada dia se tornam pior principalmente para os lúcidos. Antes a nossa felicidade era comer, isso nos foi tirado. Depois nos apegamos ao dormir, isso também nos foi tirad...
Comentários