Meia noite em Paris - Midnight in Paris
"O mais importante é ter um bom roteiro. Os cineastas não são alquimistas. Você não pode transformar excrementos de frango em chocolate"
"The most important thing is to have a good script. Filmmakers are not alchemists. You can't turn chicken droppings into chocolate"
(Billy Wilder)
Há quase 70 anos, num aeroporto em Casablanca, Humphrey Bogard olhou nos olhos de Ingrid Bergman e disse:
"Nós sempre teremos Paris". 💓
👇
Almost 70 years ago, at an airport in Casablanca, Humphrey Bogard looked Ingrid Bergman in the eye and said:
"We will always have Paris." 💓
E o que disse Hemingway?
“Se você quando jovem teve a sorte de viver em Paris, então a lembrança o acompanhará pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante”.
👇
And what did Hemingway say?
“If you had a kind of experience in Paris when you were young, then the memory will accompany you for the rest of your life, wherever you are, because Paris is a traveling party.”
Paris foi feita para viajarmos no tempo, na Paris que não existe mais, assim como viajar no tempo em Roma. Ou em qualquer outro lugar que desejarmos. É só querer. Os filmes são muito mais que entretenimento, eles são um instrumento de aprendizado e desenvolvimento pessoal. O que aprendi com Meia noite em Paris, tirando as relações pessoais dos personagens, pois na maioria das vezes isso e esmiuçado ate o amago do ser, o que para mim não e tudo, isso é o obvio, interessante mesmo é encontrar o que esta além disso. E é isso o que eu procuro nas entrelinhas, ou nas imagens:
👇
O diretor nos mostra suas fascinações além de suas neuroses e essas fascinações não me passou desapercebidas, elas estão logo abaixo:
👇💓
Monet viveu em Giverny por décadas. Alugou (e depois comprou) uma propriedade e começou a construir um dos jardins mais bonitos do mundo, com direito a uma casa deliciosa, uma ponte de estilo japonês e a um lago, resultado de um desvio que fez no curso das águas do rio Epte. A passarela japonesa e os nenúfares tornaram sua companhia e tema de muitas pinturas, em especial nos últimos anos de sua vida. Por mais de quarenta anos Giverny foi sua casa, seu lugar de criação e sua obra. Monet produziu mais de 250 obras com imagens de seus dois jardins, construídos cuidadosamente de 1883 até sua morte em 1926. É fato que Monet encontrou um ambiente propício em sua propriedade de Giverny. Sua casa era charmosa, bem iluminada, com paredes amarelas, cozinha azul e grandes janelas. Vale dizer que permanece muito bem conservada até os dias de hoje, assim como seus magníficos jardins, com flores exóticas importadas da América do Sul e do Egito. Mais de meio milhão de pessoas visitam o local a cada ano.
👇
Paris was made for us to travel through time, to the Paris that no longer exists, just like traveling through time in Rome. Or anywhere else we want. All we have to do is want to. Films are much more than entertainment, they are an instrument of learning and personal development. What I learned from Midnight in Paris, in addition to the personal relationships of the characters, because most of the time this is scrutinized to the core of their being, which for me is not everything, that is obvious, what is really interesting is to find what is beyond that. And that is what I look for between the lines, or in the images: The director shows us his fascinations beyond his neuroses and these fascinations did not go unnoticed by me, they are below:
👇
Monet lived in Giverny for decades. He rented (and later bought) a property and began to build one of the most beautiful gardens in the world, complete with a delightful house, a Japanese-style bridge and a lake, the result of a diversion he made in the course of the waters of the Epte River. The Japanese footbridge and the water lilies became his companion and the subject of many paintings, especially in the last years of his life. For more than forty years, Giverny was his home, his place of creation and his work. Monet produced more than 250 works with images of his two gardens, carefully built from 1883 until his death in 1926. It is true that Monet found a suitable environment in his Giverny estate. His house was charming, well-lit, with yellow walls, a blue kitchen and large windows. It is worth mentioning that it remains very well preserved to this day, as do his magnificent gardens, with exotic flowers imported from South America and Egypt. More than half a million people visit the place each year.
O casal ficou frente a frente com o jardim de Monet, e ao chegar em casa, sem perceber onde esteve, a noiva disse:
- Eu estou cansada de ver os mesmos lugares encantadores
Ele respondeu
- Eu já me via andando pelo café de Flore
👇
The couple came face to face with Monet's garden, and when they got home, without realizing where she had been, the bride said:
- I'm tired of seeing the same enchanting places
He replied
- I could already see myself walking through Café de Flore
Em nenhum momento ele disse eu quero estar em frente ou debaixo da torre Eiffel e tirar uma selfie para colocar na minha foto de perfil e fim. Não tinha nenhuma vontade de conhecer Versalhes, quando isso foi citado pelo casal de amigos de sua noiva, uma mulher e um homem pedante que estava em Paris para dar uma palestra na Sorbonne. O noivo diz que não seria possível acompanhar o casal pois tinham marcado um almoço na Brasserie Lipp.
👇
At no point did he say, “I want to be in front of or under the Eiffel Tower and take a selfie to put on my profile picture and that’s it.” He had no desire to visit Versailles, when this was mentioned by his fiancée’s friends, a woman and a pedantic man who had come to give a lecture at the Sorbonne. The groom said that it wouldn’t be possible because they had planned to have lunch at Brasserie Lipp.
- Onde? - Pergunta a noiva
A Brasserie Lipp foi inaugurada em 1880 por Léonard Lipp e no decorrer dos anos tornou-se uma verdadeira instituição parisiense. Sempre acolheu a mesma clientela ilustre que divide com o Café de Flore ou Les Deux Magots. A lista das celebridades políticas ou literárias que a frequentaram é extensa. O personagem do filme queria ir a brasserie Lipp, porque teve um professor que almoçou la e conheceu James Joyce. Simples e convincente assim. Mas a noiva quando ouve o noivo falando.... - Parece que Joyce estava comendo chucrete com salsicha - a noiva responde:
- Esse é o fim da historia?
- Isso não é uma historia isso e uma anedota - finaliza o noivo
Bom, três pessoas contra um, Versalles ganhou. Como diz o saudoso Nelson rodrigues: "A unanimidade é burra"
👇
- Where? - Asks the bride
The Brasserie Lipp was opened in 1880 by Léonard Lipp and over the years it has become a true Parisian institution. It has always welcomed the same illustrious clientele that it shares with the Café de Flore or Les Deux Magots. The list of political and literary celebrities who have frequented it is extensive. The character in the film wanted to go to the Brasserie Lipp because he had a professor who had lunch there and met James Joyce. Simple and convincing like that. But when the bride hears the groom talking... - It seems that Joyce was eating sauerkraut with sausage - the bride replies:
- Is that the end of the story?
- That's not a story, that's a joke - concludes the groom
Well, three people against one, Versailles won. As the late Nelson Rodrigues says: "Unanimity is stupid"
Em que época você gostaria de ter vivido? Paris nos anos 20, na chuva. Isso é nostalgia e negação, negação do presente doloroso. Um tolo romântico, e ele seria muito feliz vivendo em um estado de negação perpetua. E o nome dessa grande falácia é complexo da era dourada. Um ideia errônea de que uma época diferente é melhor do que aquela em que vivemos. isso é uma falha da imaginação romântica que tem dificuldades de enfrentar o presente.
Frases interessantes ditas no filme
👇
"Quando se trata do que ele escreve ele não tem o menor respeito pela opinião do outro". Adorei isso. E como me ouvir pensando. É como ouvir Wood Allen dizendo sobre si para si mesmo. É como ouvir Olavo de Carvalho dizendo para os comunistas "Suas opiniões para mim são tão importante quanto um peido". Adoro pessoas com personalidade. É claro que o personagem deixou os três naquela noite em suas mediocridades e foi viver sua vida andando pelas ruas de Paris ate o momento em que senta nas escadarias da Igreja Saint-Étienne-du-Mont, no Quartier Latin, e começa a sonhar. É nesse local, no bairro de Paris, que a viagem no tempo se inicia.
👇
What era would you like to have lived in? Paris in the 1920s, in the rain. That's nostalgia and denial, denial of the painful present. A romantic fool, and he would be very happy living in a state of perpetual denial. It's the name of that great fallacy and complex of the golden age. A mistaken idea that a different era is better than the one we live in. That's a failure of the romantic imagination that has difficulty facing the present.
Interesting quotes said in the movie
👇
"When it comes to what he writes, he has no respect for the other's opinion." I loved that. It's like hearing myself thinking. It's like listening to Wood Allen saying about himself to himself. It's like hearing Olavo de Carvalho saying to the communists "Your opinions are as important to me as a fart". I love people with personality. Of course, the character left the three of them that night in their mediocrities and went to live his life walking the streets of Paris until the moment he sits on the steps of the Saint-Étienne-du-Mont Church, in the Latin Quarter, and starts dreaming. It is in this place, in the Paris neighborhood, that the time travel begins. 👇
A noite é uma criança.
The night is a child.
Impossível chegar em F.Scott Fitzgerald, e não entrar em outro sonho que nos foi dado por David Lynch em seus filmes.
Carta, 29 de julho de 1940
"Hollywood não é um lixo - no sentido humano da palavra. Uma cidade hedionda apontada pelos insultantes jardins de seus ricos, cheios de espírito humano em um novo nível de degradação."
1- “O bar está em pleno funcionamento, e flutuantes bandejas de coquetéis espalham-se pelo jardim, e o ar torna-se vibrante de conversas e de risos, de insinuações e apresentações esquecidas no mesmo momento, de animadas conversas entre grupos de mulheres que jamais souberam o nome umas das outras.”
2- “E assim, com a luz e as grandes explosões de folhas que crescem nas árvores, assim como as coisas crescem rápido nos filmes, eu tinha a convicção familiar de que a vida estava recomeçando com o verão.”
3- "Durante algum tempo, esses devaneios proporcionavam uma válvula de escape à sua imaginação; eram uma sugestão satisfatória da irrealidade da realidade, uma promessa de que o rochedo do mundo se apoiava com segurança sobre uma asa encantada.”
4- “Deixe-nos aprender a mostrar a nossa amizade a um homem quando ele está vivo, e não quando ele está morto. Devíamos aprender a mostrar a nossa amizade por um homem enquanto ele está vivo, e não depois de morto (…) Depois disso, a minha própria regra é deixar tudo em paz.”
5- “(…) perdera aquele seu cálido e antigo mundo, pago um preço demasiado alto por haver vivido com um único sonho.”
6- "Mas tudo passava agora demasiado depressa diante de seus olhos turvos, e ele sentiu que perdera para sempre uma parte de tudo aquilo — a parte mais fresca e melhor".
7- "Era como se em minha mente revoasse um ritmo elusivo, um fragmento de palavras perdidas, algo que havia escutado em algum lugar muito tempo antes. Por um momento, tentei formar uma frase, mas meus lábios se abriram hesitantes, como se esforçam os lábios de um mudo, como se houvesse algo mais lutando para sair do que apenas um sopro de se. Mas não foi produzido nenhum som. E aquilo que eu quase lembrara, permaneceu incomunicável para sempre"
8- "E assim, com a luz e as grandes explosões de folhas que crescem nas árvores, assim como as coisas crescem rápido nos filmes, eu tinha a convicção familiar de que a vida estava recomeçando com o verão"
9- "Durante algum tempo, esses devaneios proporcionavam uma válvula de escape à sua imaginação; eram uma sugestão satisfatória da irrealidade da realidade, uma promessa de que o rochedo do mundo se apoiava com segurança sobre uma asa encantada"
10- "Ele não sabia, no entanto, que o sonho havia ficado para trás, perdido em algum lugar dentro daquela vasta obscuridade que se estendia além da cidade, em que os campos escuros se estendiam para muito além da noite"
Todos os 10 trechos acima foram tirados do livro O Grande Gatsby, escriyo por F.Scott Fitzgerald e todos eles são tão lúdicos como o filme de Wood Allen.
👇
It is impossible to get to F. Scott Fitzgerald, and not enter another dream that was given to us by David Lynch in his films.
Letter, July 29, 1940 - "Hollywood is not garbage – in the human sense of the word. A hideous city singled out by the insulting gardens of its rich, filled with human spirit at a new level of degradation."
1- "The bar is in full operation, and floating trays of cocktails spread across the garden, and the air becomes vibrant with conversations and laughter, with insinuations and presentations forgotten at the same moment, with lively conversations between groups of women who have never known each other's names."
2- "And so, with the light and the great explosions of leaves growing on the trees, just as things grow fast in the movies, I had the family conviction that life was starting again with summer."
3- "For a time, these reveries provided an outlet for his imagination; they were a satisfying suggestion of the unreality of reality, a promise that the rock of the world rested securely on an enchanted wing."
4- "Let us learn to show our friendship to a man when he is alive, and not when he is dead. We should learn to show our friendship for a man while he is alive, and not after he is dead. . . . After that, my own rule is to leave everything alone."
5- “(…) He had lost that warm old world of his, I had paid too high a price for having lived with a single dream."
6- "But everything passed too quickly before his bleary eyes now, and he felt that he had lost forever a part of it all—the freshest and best part."
7- "It was as if in my mind there was an elusive rhythm flying, a fragment of lost words, something I had heard somewhere long before. For a moment I tried to form a sentence, but my lips parted hesitantly, as the lips of a mute one strain, as if there were something more struggling to get out than just a breath of itself. But no sound was produced. And what I had almost remembered, remained incommunicable forever."
8- "And so, with the light and the great bursts of leaves growing on the trees, just as things grow fast in the movies, I had the familiar conviction that life was beginning again with summer."
9- "For a time, these daydreams provided an outlet for his imagination; they were a satisfying suggestion of the unreality of reality, a promise that the rock of the world rested securely on an enchanted wing."
10- "He did not know, however, that the dream was left behind, lost somewhere within that vast obscurity that extended beyond the city, in which the dark fields stretched far beyond the night."
All 10 of the above excerpts were taken from the book The Great Gatsby, written by F. Scott Fitzgerald and all of them are as playful as Wood Allen's film.
Onde é que eu estou?
- Se eu gostei? Eu adorei! Eu adoro toda a sua obra!
“Não há nada pior do que a guerra. Nós aqui, nas ambulâncias, não temos como perceber o horror que é isso. E ninguém consegue acabar com a guerra, porque todos já enlouqueceram. Há pessoas que nunca se dão conta disso. Há quem tenha medo dos oficiais. É com esses que se fazem as guerras.”
- Actually I'm a big fan of Mark Twain. In fact, all modern American literature was born out of Huckleberry Finn.
Of Hemingway's work, Gertrude said, "There is too much description... and not a particularly good one. Start again and concentrate," she told him of her first novel.
Scott Fitzgerald seems to have been the only writer she admired unconditionally.
For her, Picasso "was the only one in painting who saw the 20th century with his eyes and saw its reality, and consequently his struggle was terrifying."
During World War II, Gertrude had to sacrifice several of her great works to pay the bills.
As an American Jew, she took refuge in the relative obscurity of a French farm. She took with her only two paintings: her portrait painted by Picasso and the portrait of Cézanne's wife.
O que mais esse filme ensinou a quem desejou aprender?
Aprendi que nem todos podem nos acompanhar em nossos sonhos e é melhor deixar que eles sigam seu próprio caminho, e nem mesmo tentar acorda-los enquanto dormem. Embora que, se seu sonho se tornar uma realidade, eles irão querer uma fatia do bolo, alegando até mesmo que foram amigos e ocorreu um incentivo da parte deles. Não desistam dos seus sonhos, acredite neles, construa-os em alicerces seguros, em rochas e não em areias. Se o Peugeot for amarelo entre nele, talvez isso só aconteça uma vez. E lembre-se o amarelo representa otimismo e alegria.
👇
What else did this movie teach those who wanted to learn?
I learned that not everyone can accompany us in our dreams and it is better to let them go their own way, and not even try to wake them up while they sleep. Although, if your dream becomes a reality, they will want a slice of the cake, even claiming that they were friends and there was an incentive on their part. Don't give up on your dreams, believe in them, build them on safe foundations, on rocks and not on sand. If the Peugeot is yellow, enter it. After all, yellow represents optimism and joy.
- Esta com medo?
- Do que?
- De ser morto!
- Nunca escreverá bem se tiver medo de morrer. Toda covardia vem do medo de amar ou de não amar bem o que dá na mesma. O amor verdadeiro e real cria uma trégua da morte. Quando um homem corajoso olha a morte de frente como caçadores de rinocerontes como Belmonte que é muito corajoso é porque ele ama com paixão suficiente para esquecer completamente a morte. Até ela retornar como faz com todos os homens. Pense nisso!
👆 Dialogo entre Hemingway e o personagem principal
👇
- Are you afraid?
- Of what?
- Of being killed!
- You will never write well if you are afraid of dying. All cowardice comes from the fear of loving or not loving well what comes to the same thing. True and real love creates a truce from death. When a brave man looks death in the face like rhinoceros poachers like Belmonte who are very brave it is because he loves with enough passion to completely forget about death. Until it returns as it does with all men. Think about it!
👆 Dialogue between Hemingway and the main character
(Gertrude) - Esse retrato não representa bem uma mulher. Tem universalidade mas não objetividade.
(Picasso) - Não, não você não compreende corretamente, você não conhece Adriana, olhe, olhe os movimentos do quadro, foi exatamente assim que eu a mostrei
(Gertrude) - Não, não você esta errado. Veja como ele a retratou! Exalando insinuações sexuais, carnal a ponto de queimar lentamente. Sim, ela é linda, mas é uma beleza sutil, uma sensualidade implícita, ele pintou uma prostituta com um apetite insaciável.
(Picasso) - Sim, é isso mesmo que ela representa
(Gertrude) - Sim, com você pois ela é sua amante, mas não a conhecemos assim, você a julgou como um pequeno burgues e fez dela um objeto de prazer, é mais uma natureza morta do que um retrato.
👋👋👋 Muito bem colocado Gertrude, foi isso mesmo! 😂😜
💓
(Gertrude) - This portrait does not represent a woman well. It has universality but not objectivity.
(Picasso) - No, no, you don't understand correctly, you don't know Adriana, look, look at the movements of the painting, that's exactly how I showed her
(Gertrude) - No, no, you're wrong. See how he portrayed her! Exuding sexual innuendos, carnal to the point of slowly burning. Yes, she's beautiful, but it's a subtle beauty, an implicit sensuality, he painted a prostitute with an insatiable appetite.
(Picasso) - Yes, that's exactly what it represents
(Gertrude) - Yes, with you because she is your lover, but we don't know her like that, you judged her as a petty bourgeois and made her an object of pleasure, she is more a still life than a portrait.
👋👋👋 Very well put Gertrude, that's right! 😂😜
Comentários